terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Esporte Cultura




        A IMPORTÂNA DO ESPORTE NA VIDA DA PESSOA
        COM DEFICIÊNCIA.


 Em outros tempos falar de esporte para a pessoa com algum tipo de deficiência, seria como se daqui da terra alguém quisesse acertar pedra na lua.   


                    Luiz Cláudio Pereira atleta Paraolímpico

Fonte: www.vebidoo.de


A história do esporte paraolímpico vem exatamente, mostrar o contrário do que muita gente pensava, ou seja de que seria impossível uma pessoa com deficiência praticar esporte, aqui, o preconceito atravessou barreiras, superando limites.


E como prova do que estamos falando, vamos conhecer como tudo isso começo, pois bem: O esporte paraolímpico teve inicio no ano de 1.958 com a Fundação do Clube do Otimismo no Rio de Janeiro, em 1.959, quando foi realizada a primeira competição de atletas portadores de necessidades especiais no Brasil.


Em 1.988, os Brasileiros disputaram os Jogos em Seul, e bateram todos os recordes conquistando 27 medalhas, sendo 4 de ouro, 10 de prata, e 13 de bronze com destaque para Luiz Cláudio Pereira, (Atleta  Paraolímpico).

                           

Que conquistou 3 medalhas  de ouro nas provas de arremeço de disco, e mais três recordes mundiais deixando o Brasil no 25º lugar.
                  

                 Cantor Compositor e Radialista Tony Silva

                                      Fonte: Arquivo Tony Silva



 os tempos mudaram, este conceito de visão mudou muito também, porém apesar dos grandes avanços que tivemos, ainda há quem diga  que o deficiente, não pode isso e não pode aquilo,  alguém pode pensar que estou louco.


Mais louco eu seria, se não pudesse falar com tanta propriedade, e  sentir na própria pele, o tamanho  do descaso, e brutal preconceito que infelizmente ainda existe.


Quando se trata de uma pessoa com algum tipo de deficiência, às vezes começando dentro da própria casa onde reside com seus familiares, que muitas vezes chega a esconder, uma pessoa com necessidade especial.


Por vergonha de mostrar e assumir que na sua família, tem uma pessoa (especial) que é gente, que tem sentimentos, e que merece um olhar de carinho, uma palavra amiga, e uma atenção especial. Quando se trata dessa pessoa ser um especial, ao procurar um emprego, mesmo que essa pessoa com deficiência seja capacitada.



O mundo se fecha, especialmente, em si tratando de cidades menores, aonde,  muitas vezes não há uma fiscalização mais rigorosa das leis que amparam o direito da pessoa com deficiência, ai o fulano de tal, se acha no direito de descumprir a lei, e às vezes  só cumpre mediante, uma denúncia ao  Ministério Público.


Que obriga tal empresa a se fazer cumprir a lei. E quando fazemos isto, somos taxados de encrenqueiros, esse é o rótulo mais bonito para não citar os demais, Só para se ter uma ideia, há mais de 2 anos concluir meu curso de comunicação, e há muito tempo estou na peregrinação em busca de uma oportunidade.


Pois ainda não fui reconhecido enquanto profissional, embora tendo deixado o meu currículo em algumas empresas.
Como se não bastasse  ainda perdemos a vaga em nome do discurso da boa aparência, dando o nosso direito  há um trabalho amparado por lei.

Muitas vezes a quem não tem qualificação nenhuma, e que vive na base do puxa saquismo, sem levar em consideração, o respeito para com a pessoa com deficiência.

Pois sem medo de dizer, que apesar de termos a lei como garantia, na prática a história é outra, não estou aqui generalizando esta consideração é preciso se fazer, mais muitas vezes a empresa só  pra não ser multada, pega o deficiente temporariamente.


Depois manda embora com o argumento de que ele não deu conta, ou pra não dar um NÃO bem rasgado.
Até diz que dar o emprego, numa condição humilhante, onde quer colocar o deficiente, em horário de trabalho inadequado, pelas suas condições de dificuldade de locomoção.


Para que desta forma o deficiente, desista. Como também já aconteceu comigo
.
Ai eu faço uma pergunta, aonde tá a lei que garante o direito de prioridade às pessoas com deficiência. sabe onde? no papel, porque como já disse a história na prática é outra.


Este desabafo é para mostrar que o deficiente ainda é barrado de alguma forma, sobre qualquer pretexto.

Mais ainda assim, me sinto contemplado quando vejo pessoas assim, lutando pela vida com muita dignidade, apesar desses tropeços, um exemplo de luta para todos nós é o cantor e compositor Nicaraguense Tony Melendez.

                                    Cantor Tony Melendez


Fonte: www.milenio.com.br
canta, e toca com os pés, por não ter os dois braços. José Antônio Melendez Rodriguez ou Tony Melendez, nasceu no dia 9 de janeiro de 1.962 em Rivas na Nicarágua, e dirige carro.


Uma pessoa assim, tenho orgulho de mencionar, que não tem medo de desafios e tá ai mostrando que é capaz de viver com dignidade
outro grande exemplo da nossa boa música que temos em nosso pais é: 


Kátia Garcia Oliveira, ou simplesmente Kátia. A quem tenho profundo carinho, respeito e admiração.
Cantora Kátia
Fonte: ceusamarelos.blogspot.com 
 
A mesma é deficiente visual de um enorme talento, é cantora, compositora, nasceu no Rio de Janeiro em 26 de março de 1.962 é afilhada artística de Roberto  Carlos, começou sua carreira em 1.978 com a belíssima canção Tão só.


Se apresentou em vários programas de televisão, entre eles: Roberto Carlos Especial, lançado pela Globo em 1.974, cantou também no  Programa Globo de Ouro, conquistando o carinho dos fãs de todo o Brasil. Kátia ao longo de sua carreira gravou 10 discos, e ganhou vários prêmios distribuindo durante 8 anos um SOFTWAREX2.


 Em fim são estes alguns dos grandes exemplos que se faz necessário lembrar, pois seja na música ou no esporte, estamos ai para mostrar que é possível viver  sem preconceito, mais para isso devemos tirar ele, de dentro do coração,  agir com respeito e amor ao próximo, respeitando acima de tudo, as diferenças existentes em toda e qualquer sociedade.


Pois  independentemente da cor, raça, religião, ou posição econômica e social a que pertença alguém sobretudo com algum tipo de deficiência, saibamos de uma vez por todas que ninguém é melhor que ninguém.


Um exemplo disso foi Jesus, que crucificado na cruz disse a um ladrão, ainda hoje tu estarás comigo no paraíso, pergunto: Quem é você para julgar? 

 Redação/edição e elaboração de texto Tony Silva


Sobre  Tony Melendez apenas dados sobre data de nascimento e ano foram extraídos da fonte: centaurosalado.blgspot.com
Kátia, apenas data de nascimento,  ano, e um pouco da sua história extraído da fonte: pt.wikipedia.org

Blog: cantortonysilva.blogspot.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário